III Semana de Encontros Graduados de
Ciências Sociais da Universidade de Brasília
Engajamentos
1. Objetivos
Os Encontros Graduados visam
construir espaços para trocas de conhecimentos, experiências e interesses entre
alunas e alunos de graduação. Proporcionamos, para tanto, mesas temáticas de
discussão e exposição de trabalhos acadêmicos (baseados em artigos ou trabalhos
imagéticos), palestras com pesquisadoras e pesquisadores e outros espaços de
integração.
2. Tema
O tema dos Encontros Graduados
de 2014 será Engajamentos. O ato de comprometer-se a uma causa ou objetivo
penetra o caminho formativo das ciências sociais. Seja na agenda acadêmica,
cumprindo um engajamento de ordem técnica ou em mobilizações coletivas, o
pensamento social é guiado por uma corrente de demandas que levam o sujeito a
posicionar-se, engajar-se. Posicionar as ações do sujeito é localizá-lo,
identificá-lo, é ecoar a voz guiada por um referencial conscientemente
delimitado. O sujeito engajado e uma ciência engajada no pensamento acadêmico
científico ou em discussões que escapam a estas premissas definem as redes e as
relações que conformam teorias e práticas enlaçadas pela necessidade de
afirmação das posições dos sujeitos. Engajar é ocupar, é marcar, é assumir e se
contaminar com o ponto de vista, é identificar e ligar ciência e realidade,
tecer essas redes e fios de significados é a promessa de uma perspectiva
situada.
Assim, o III Encontros Graduados
situado e significado, reconhecendo a importância do diálogo e relações entre a
produção e engajamento, convida a todos os estudantes de graduação em ciências
sociais a tecer as redes, circular as ideias e dialogar os interesses.
Os grupos de trabalhos pretendem
abranger os diversos temas e áreas de interesse e assim, atender aos diversos
engajamentos e a pluralidade que formam as ciências sociais, sendo o
reconhecimento da diversidade a qualidade que a define.
3. Inscrições para apresentação de trabalhos
3.1 – Período para submissão de
resumos : 20/12/2013 a 23/03/2014.
Procedimentos:
3.2.1 – A/o estudante que
tiver interesse em submeter resumo a alguma mesa temática deverá enviar um
email para o endereço encontrosgraduados@gmail.com preenchendo no campo
“Assunto” do e-mail “Inscrição: X”, em que X deverá corresponder a uma das
mesas temáticas em que se deseja apresentar o trabalho
3.2.2– O resumo solicitado no
formulário deve ter entre 900 e 2500 caracteres. Esse limite abrange apenas
título e corpo do trabalho. Referências bibliográficas não contam no limite de
caracteres. Atente para o fato de que espaço e pontuação também contam como
caracteres.
3.2.3 – Emails sem resumo
ou com resumos que extrapolem ou não atinjam o limite de caracteres não serão
avaliados. As/os autoras/es que inscreverem trabalhos imagéticos também deverão
submeter um resumo escrito.
3.2.4 – Os resumos deverão
respeitar a seguinte formatação: Fonte Times New Roman, tamanho dos
caracteres 12, espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento entre
parágrafos Automático, alinhamento Justificado.
3.2.5 – Eventuais citações
no corpo do texto deverão seguir o sistema conhecido como “autor-data”. Por exemplo:
(Laraia, 2004: 62).
3.2.6 – Os resumos não
deverão incluir notas de rodapé.
3.2.7 – Deverão ser
citadas no resumo no máximo 5 (cinco) referências bibliográficas, as quais
deverão seguir o padrão de formatação da ABNT.. Atente para o fato de que as referências
bibliográficas não contam no limite de caracteres do resumo.
3.2.8 – Envie também
em anexo um documento que comprove sua vinculação como graduando em uma
instituição de ensino superior. Capturas de tela (screenshots) de
websites e de programas de computador serão aceitos no lugar do documento.
3.2.9 – Após
aprovação do resumo, serão enviadas as instruções para envio do trabalho
completo, seja em formato de artigo, vídeo ou fotografias.
3.3 – Pré-requisitos para
apresentação de trabalhos:
3.3.1 – Ser matriculada/o em
algum curso de graduação em qualquer instituição de ensino ou pesquisa
oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação.
3.3.1.1 – Trabalhos de
estudantes de outros cursos podem, excepcionalmente, ser aceitos mediante avaliação
de sua relevância e qualidade pela comissão organizadora.
3.3.1.2 – A
submissão de trabalhos é restrita a estudantes ainda não graduados ou aqueles
que tenham se graduado no semestre anterior referente a data do evento. Será
dada prioridade a estudantes que não façam parte do programa Pet/Sol.
3.3.1.3 – Trabalhos em vídeo ou
peça devem ter entre 1 (um) e 20 (vinte) minutos.
3.3.2 – Trabalhos fotográficos
devem ser compostos por 5 (cinco) e 15 (quinze) imagens.
3.3.3 – Cada autor/a pode
inscrever até dois trabalhos para apresentação com a condição de que
estes sejam apresentados em mesas temáticas diferentes.
3.3.4 – Caso um/a autor/a
inscreva mais de dois trabalhos, apenas os dois primeiros a serem enviados
serão avaliados.
3.3.4.1 – Após a inscrição de um
trabalho, não será possível fazer inclusão ou remoção de autoras/es.
3.3.5 – Os trabalhos
apresentados devem se adequar a uma das linhas temáticas propostas, quais
sejam:
1.Cura,morte e devoções
2.Opressões, medos e sofrimentos
3.Memória, territórios e espaços
4.Cultura,arte e comunicação
5.Perspectivas teóricas em
Ciências Sociais
6.Mobilização,diferença e
identidade
3.3.5.1–
Trabalhos imagéticos (audiovisuais, fotográficos, performances, pinturas,
esculturas, dentre outros) deverão ser inscritos na mesa de
mostra artística . Trabalhos imagéticos
inscritos em outras mesas temáticas não serão avaliados.
3.3.5.2 – Após a inscrição de um
trabalho, não será possível fazer alteração da mesa temática escolhida, da
parte da/o autor/a.
3.3.6
– Os trabalhos apresentados deverão estar
concluídos ou em andamento. Não serão aceitos projetos de pesquisa não
desenvolvidos.
3.3.7
– Os trabalhos apresentados não precisam ser
inéditos.
4. Inscrição para ouvintes
4.1 – Para
recebimento de certificado de participação como ouvinte, deverá ser realizada
inscrição através do e-mail encontrosgraduados@gmail.com
até o segundo dia do evento (21 de maio), onde deverá conter nome, matrícula e
vínculo institucional (se houver) da/o interessada/o.
4.2 –
A inscrição será gratuita e é aberta a qualquer pessoa interessada,
independentemente do nível de instrução, vinculação a instituição de ensino
superior ou área de estudos.
5. Seleção de trabalhos para apresentação
5.1
– Os resumos inscritos serão avaliados pela comissão organizadora, que é
formada por bolsistas e voluntárias/os do PET de Sociologia da UnB, composto
por graduandas/os em Ciências Sociais (Antropologia e Sociologia) daquela
instituição. Poderão participar da avaliação também as/os debatedoras/es,
estudantes de pós-graduação em Sociologia ou Antropologia ou Ciência Política
ou Estudos Comparados das Américas, com linhas de pesquisa relacionadas ao
assunto das mesas temáticas.
5.2
– Trabalhos não imagéticos serão selecionados a partir da leitura de seus
resumos. A relação dos trabalhos aprovados assim classificados será
disponibilizada no blog dos Encontros Graduados (http://encontrosgraduados.blogspot.com) no dia 28/03/2014
5.3
– Trabalhos imagéticos serão selecionados a partir da leitura de seus resumos.
A relação dos trabalhos aprovados assim classificados será disponibilizada no
blog dos Encontros Graduados (http://encontrosgraduados.blogspot.com) no dia 28/03/2014
5.4
– Autoras/es com trabalhos (imagéticos e não-imagéticos) aprovados receberão
uma notificação por e-mail, acompanhada de uma carta de aceite.
5.5
– Autoras/es com trabalhos aprovados não precisarão pagar qualquer tipo de taxa
à comissão organizadora.
5.6
– As/os autores com resumos de trabalhos aprovados para Mostra
Artística terão entre os dias 29/03/2014
a 20/04/2014 para encaminharem (conforme instruções a serem dadas) seu trabalho
em vídeo e/ou fotografia.
5.7 As/os autoras/es com resumos
de trabalhos não imagéticos aprovados deverão encaminhar (conforme instruções a
serem dadas) o trabalho completo em texto escrito, contendo entre 10 a 16 páginas
(abrangendo título, corpo do trabalho, referências bibliográficas e anexos),
entre os dias 29/03/2014 a 20/04/2014
5.7.1 – A formatação do trabalho
escrito deverá ser a seguinte: Fonte Times New Roman, tamanho 12,
espaçamento entre linhas 1,5, espaçamento entre parágrafos Automático,
alinhamento Justificado, margens superior e esquerda 3 cm,
margens inferior e direita 2 cm. As citações e referências
bibliográficas deverão estar de acordo com as normas da ABNT (instruções emhttp://encontrosgraduados.blogspot.com/abnt). Notas de rodapé serão aceitas. O trabalho deverá estar
em formato .doc
5.8 –
Autoras/es que não enviarem seus trabalhos completos dentro das normas
prescritas neste edital terão sua inscrição cancelada.
6. Apresentações de trabalhos
6.1 – A
ordem das apresentações será definida pela comissão organizadora.
6.2 – As/os
autores deverão chegar, no mínimo, 30 minutos antes do início da mesa temática.
Atrasos poderão implicar em cancelamento da apresentação e consequente na
não-emissão de certificado.
6.3 – Todos
os trabalhos serão comentados por debatedores, estudantes de pós-graduação na
UnB em Antropologia ou Sociologia ou Ciência Política ou Estudos Comparados das
Américas com linhas de pesquisa relacionadas aos temas das mesas.
6.4 – Após
a apresentação dos trabalhos e comentários dos debatedores haverá espaço para
comentários e perguntas da plateia.
6.4.1 – Os trabalhos
apresentados serão devolvidos às/aos participantes devidamente comentados pelos
debatedores da mesa no período de até um mês após o evento.
6.5 – Apresentações na mesa
temática Audiovisual:
6.5.1 – Autoras/es de trabalhos
em vídeo terão 15 minutos, além do tempo de duração de seus trabalhos, para
apresenta-los. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em grupo.
O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.
6.5.2 – Autoras/es de trabalhos
fotográficos terão 20 minutos para apresentar seu trabalho, a despeito da
quantidade de fotos. O tempo será o mesmo para apresentações individuais ou em
vídeo. O tempo poderá ser mais longo se houver abstenção de candidatos.
6.5.3 – As/os autores de
trabalhos fotográficos terão parte de suas fotos reveladas para exposição nos
espaços do evento. A exposição deverá ser acompanhada de um texto de
apresentação.
6.6 – Apresentações nas demais
mesas temáticas:
6.6.1 – As/os autores terão 20
minutos para apresentarem seus trabalhos. O tempo será o mesmo para
apresentações individuais ou em grupo. O tempo poderá ser mais longo se houver
abstenção de candidatos.
6.6.2 – Computador e datashow
estarão disponíveis em todas as mesas temáticas. A/o autor/a não precisará
avisar com antecedência a necessidade do uso desse equipamento. Só poderá ser
exibido conteúdo armazenado em pendrives, HDs externos e outros
equipamentos de armazenamento com saída “USB”.
7. Certificação
7.1 –
No último dia da realização dos Encontros Graduados as/os autoras/es dos
trabalhos apresentados receberão por e-mail um certificado em formato .pdf.
Ausência da/o autor/a e cancelamento da apresentação implicarão em não emissão
de certificado.
7.2 –
O certificado é individual, portanto a ausência de um/a das/os membros de
apresentações grupais não prejudicará a certificação das/os demais membros do
grupo.Somente receberão certificado de apresentação, autora/autores aqueles que
estiverem presentes no dia e data específicos de suas apresentações.
7.3 – Em
até um mês após a realização do evento as/os ouvintes receberão por e-mail um
certificado em formato .pdf. Só serão certificados ouvintes com pelo menos 60%
de presença em todo o evento, mediante presença confirmada pela assinatura nas
listas de freqüência.
8. Publicações do evento
8.1 – Todos
os trabalhos selecionados terão seus resumos publicados na seção “Cadernos de
Resumos”,para fins de divulgação dos trabalhos dos Encontros Graduados quando
da divulgação da relação de trabalhos aceitos
9. Programação:
Em breve
10. Cronograma·
INSCRIÇÕES para ouvinte: de
20/12/2013 a 19/05/2014
SUBMISSÃO DE RESUMO: de
20/12/2013 a 23/03/2014.
Divulgação, no blog dos Encontros Graduados,
da relação dos resumos selecionados: 28/03/2014.
Envio dos trabalhos completos à
Comissão Organizadora: 29/03/2014 a 20/04/2014
Encontros Graduados:
de 19 a 22 de Maio de 2014
O
PET/SOL torna pública a retificação do edital de abertura da III Semana
Encontros Graduados, permanecendo inalterados os outros itens, segue
abaixo as correções:
(...)
3.3.1: Estar matriculada/o em qualquer instituição de ensino ou pesquisa oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação, desenvolvendo algum trabalho de pesquisa.
3.3.1.2: A submissão de trabalhos é restrita a estudantes ainda não diplomados ou aqueles que tenham se graduado no semestre anterior referente a data do evento. Será dada prioridade a estudantes que não façam parte do programa Pet/Sol.
3.3.5:
3.Memória, território e Ambientes
3.1 – Período para submissão de resumos : 20/12/2013 a 23/03/2014.
10.
Retificação do edital de abertura
(...)
3.3.1: Estar matriculada/o em qualquer instituição de ensino ou pesquisa oficialmente regulamentada pelo Ministério da Educação, desenvolvendo algum trabalho de pesquisa.
3.3.1.2: A submissão de trabalhos é restrita a estudantes ainda não diplomados ou aqueles que tenham se graduado no semestre anterior referente a data do evento. Será dada prioridade a estudantes que não façam parte do programa Pet/Sol.
3.3.5:
3.Memória, território e Ambientes
3.1 – Período para submissão de resumos : 20/12/2013 a 23/03/2014.
10.
SUBMISSÃO DE RESUMOS: de 20/12/2013 a 23/03/2014.